CIUPOA Solar

INTRODUÇÃO

 

Sabendo que os benefícios da energia solar vão muito além da economia e que esta fonte de energia apresenta um poder de transformação no mundo, sendo solução para muitos dos problemas atuais como o das mudanças climáticas, este é o nosso foco. O projeto visa a inserção de uma comunidade vulnerável como a do Morro da Cruz, com o objetivo de disseminar informação sobre seus benefícios, capacitar mão de obra especializada na tecnologia solar fotovoltaica e tornar conhecido o direito adquirido dos brasileiros através da Resolução 482/12 da ANEEL- Agência Nacional de Energia Elétrica, que faculta aos brasileiros gerar energia em seus telhados à partir de fontes renováveis dentro da Geração Distribuída.

Assim, em se tratando de uma população que gira em torno de 45000 habitantes, pretendemos junto às escolas e Câmara dos Vereadores à criação das Escolas Solares e diretamente com a Prefeitura de Porto Alegre, criar a iniciativa de quando da regularização fundiária na região, as residências regularizadas e que possuam condição técnica em seus telhados, recebam sistemas solares fotovoltaicos. Assim teremos início assegurado da era Solar no Morro da Cruz, quiçá, outras comunidades.

Que a comunidade do Morro da Cruz, incorpore e dissemine informações sobre as vantagens e benefícios da tecnologia solar.

 

JUSTIFICATIVA

 

O projeto trará à comunidade do morro da Cruz um foco importante de resiliência comunitária, além de empoderar o indivíduo no conhecimento de uma tecnologia de futuro, fazendo que ele, morador da periferia, participe diretamente no enfrentamento das mudanças climáticas. Também, esta iniciativa, busca num futuro próximo, abrir para a possibilidade de uso desta mão de obra qualificada na própria comunidade do morro da Cruz.

 

OBJETIVO GERAL

 

Enfrentamento da Crise Climática e ampliação do mercado de trabalho.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO

 

Instalar junto a comunidade do morro da Cruz, na área da associação comunitária e sede da ONG, um sistema fotovoltaico que servirá de atrativo e incentivo às energias renováveis.
O sistema instalado, além de contribuir com a redução na conta de energia elétrica, servirá de laboratório e envolverá a comunidade do morro, fomentando conhecimento a respeito da energia solar através de oficinas práticas e rodas de discussão.

 

PÚBLICO ALVO

 

Jovens e adultos da comunidade do morro da CRUZ, Porto Alegre/RS

Comments are closed