Cruzando ideias

INTRODUÇÃO

 

Este projeto tem como proposta o sistema UPCYCLING, onde se utiliza de forma inteligente matéria prima que iria para o lixo, podendo ser transformada em novos produtos sem a necessidade de passar por processo de reciclagem tradicional, prolongando o ciclo de vida útil do produto, reduzindo o uso de energia, água e menos emissões de gases de efeito estufa.

A matéria prima utilizada é a calça de brim em desuso que seria encaminhada ao descarte.
Quando usamos calças de brim e as transformamos em almofadas, mochilas, aventais e bolsas, estamos praticando UPCYCLING.

Para conseguirmos alcançar esta forma de reuso do brim, precisamos criar oficinas de iniciação a costura, em primeiro lugar com máquinas domésticas e após máquinas industriais, aprendizado de corte, modelagem e costura a mão.

 

JUSTIFICATIVA

 

O projeto traz para dentro da comunidade do Morro da Cruz, Porto Alegre/RS o foco na resiliência comunitária para melhor enfrentar os impactos das mudanças climáticas que já chegaram e as que ainda estão por vir.

Nas periferias das cidades chegaram os antigos agricultores que fizeram parte do êxodo rural, ocupando áreas, sem infraestrutura e conhecimento necessário para suprir seu sustento com dignidade, aceitando qualquer tipo de trabalho, muitas vezes indigno.

Se uma pessoa pode sobreviver do que ela sabe fazer, não dependendo de emprego, ela por si só poderá enfrentar adversidades de qualquer natureza.

“Não podemos mais ser apenas espectadores, vendo a situação sem qualquer envolvimento individual. Já estamos envolvidos!“

 

OBJETIVO GERAL

 

Empoderar mulheres tornando-as empreendedoras, com olhar criativo e mais confiante em relação ao lugar que ocupam dentro da comunidade e do mundo.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO

 

    • Ensinar a costura em máquina doméstica, industrial e à mão
    • Trabalhar o uso do brim
    • Desenvolver a criatividade
    • Desenvolver a autoestima
    • Ensinar o empreendedorismo

 

 

PÚBLICO ALVO

 

Mulheres interessadas em ajudar sua comunidade, servindo de exemplo para as novas gerações como modelo de resiliência que tanto precisamos para enfrentar o agora, e um futuro muito vulnerável. ‘’Nenhuma de nós é melhor nem mais inteligente do que todas nós.“

Comments are closed