Oficinas

Uma das formas para a ONG se comunicar com a comunidade são as Oficinas desenvolvidas em conjunto com diversos parceiros. Acreditamos que trazendo atividades que são escolhidas junto com a comunidade, podemos criar vínculos e oferecer novas oportunidades de aprendizado.

Neste sentido, acreditamos que a ONG faz seu papel de agente catalisador, de unir os jovens que necessitam com profissionais especializados na área desejada.

Horta Vertical

A Oficina de Horta Vertical Orgânica, foi o primeiro trabalho organizado pela ONG na comunidade. Com parceria da EMATER,  Associação Comunitária Morro da Cruz e o Projeto Reviver. A Oficina foi desenvolvida em três aulas com um público diverso de adultos e crianças. O objetivo desta oficina foi criar dentro da prórpia ONG uma horta que seria cuidado pela comunidade.

Inicialmente, cultivamos as mudas e transportamos para garrafas PET após o desenvolvimento das mesmas. Foi uma experiência muito positiva, visto que nos trouxe aprendizados de como em pequenos espaços podemos desenvolver nosso alimento. Atualmente, estamos reestruturando a oficina após essa primeira experimentação.

 

Atualmente, contamos com as oficinas recorrentes:

Oficina Solar

O CIUPOA em parceria com ACOMUZ, empresa de energia solar Elysia, multiplicadores solares do Greenpeace e grupo de voluntários Greenpeace Porto Alegre, desenvolveu para jovens da comunidade oficinas para introduzir o uso da energia solar no Morro da Cruz.

A idéia é que seja uma oficina recorrente, já que estamos criando no Morro da Cruz um polo de energia solar.

Confira mais detalhes sobre a Oficina Solar aqui.

 

Oficina de Gastronomia Social

O CIUPOA em parceria com a chef Ágata Morena de Britto, iniciou uma nova oficina desenvolvida na comunidade que trará um maior conhecimento da importância da segurança alimentar na vida de uma pessoa. Estamos introduzindo nessa oficina receitas para o dia à dia da comunidade, que substitua alimentos industrializados por alternativas mais naturais e com recursos existentes no local.

Dentro dessa oficina, ensinamos também a construir fogões solares, uso do computador para troca de receitas entre os participantes, palestras de nutrição, segurança alimentar, empreendedorismo e economia familiar.

Confira mais detalhes sobre a Oficina de Gastronomia Social aqui.

 

Oficina de Desenho

A oficina de desenho foi criada por sentirmos que o espaço de criatividade dentro da comunidade se mantém adormecido. Acreditamos que para abrirmos um futuro diferente para os jovens  na comunidade, temos que apoiar a criatividade, fazendo com que eles se expressem num espaço de descontração e  alegria.

Nossas aulas de desenho mudaram, num espaço de pouco tempo, a visão de alguns jovens melhorando sua auto estima: isto cria resiliência.

Confira mais detalhes sobre a Oficina de Desenho aqui.

Roda de Artesanato

A Roda de Artesanato foi criada com o objetivo de trazer vínculo dentro da comunidade. É uma experiência nova onde acreditamos que teremos mais resultados com uma atividade colaborativa, ao invés de uma aula nos moldes tradicionais.

“A inteligência de cada um é menor do que a soma da inteligência de um grupo”

Sempre temos algo a aprender e a ensinar. E o resultado foi incrível, todas participam se sentindo importante por poder ajudar em algo. Criamos um ambiente de colaboração e não de restrição.

Confira mais detalhes sobre a Roda de Artesanato aqui.

Comments are closed